10 março 2011

Para pensar...

Contada em Benin


Esta história já foi contada milhares de vezes, com muitas variações. Recentemente, um aldeão veterano, em Benin, na África Ocidental, contou a seguinte versão a alguns jovens.

O pescador volta para casa na sua piroga e encontra um perito estrangeiro que está trabalhando naquele país em desenvolvimento. O perito pergunta ao pescador por que voltou tão cedo. Este responde que poderia ter ficado mais tempo no mar, mas já pescou o bastante para cuidar da família.

“E agora, o que faz com todo o tempo que tem?”, pergunta o perito.

O pescador responde: “Bem, eu pesco um pouco. Brinco com os filhos. Todos tiramos uma sesta quando fica quente. À noitinha, jantamos juntos. Depois, reúno-me com meus amigos para tocarmos música, e assim por diante.”

O perito interrompe: “Olhe, eu tenho diploma universitário e tenho estudado esses assuntos. Quero ajudá-lo. Deve ficar pescando por mais tempo. Assim ganhará mais e logo poderá comprar um barco maior do que esta piroga. Com um barco maior, ganhará ainda mais, e logo poderá ter uma frota de traineiras.”

“E depois?”, pergunta o pescador.

“Depois, em vez de vender peixes por meio dum intermediário, poderá negociá-los diretamente com a fábrica ou até mesmo abrir a sua própria unidade de beneficiamento de peixe. Poderá sair da sua aldeia e mudar-se para Cotonou, ou Paris, ou Nova York, e dirigir tudo de lá. Poderá até mesmo pensar em vender ações da sua empresa na bolsa de valores e ganhar milhões.”

“Quanto tempo levaria tudo isso?”, pergunta o pescador.

“Talvez de 15 a 20 anos”, responde o perito.

“E então?”, continua o pescador.

“É então que a vida fica interessante”, explica o perito. “Aí poderá aposentar-se. Poderá deixar a agitação e o barulho da cidade grande e mudar-se para uma aldeia remota.”

“E então o quê?”, pergunta o pescador.

“Então terá tempo para um pouco de pesca, para brincar com os filhos, para tirar uma sesta quando faz calor, para jantar com a família e para se reunir com amigos para tocar música.”

...

Tem lógica a busca desenfreada por bens materiais? Lucas 12: 21,33

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo recadinho!
Não esqueça de deixar seu e-mail de para que eu possa responder!
Volte Sempre!!!

Visitantes...

Contador de Visitas

Google Friend Connect

Faça uma visitinha e não vai se arrepender...

Pesquisar este blog